Começou a funcionar hoje o maior acelerador de partículas do mundo. O projeto teve início em 1994 e custou US$8 bilhões, mas só deverá mostrar resultados daqui à 2 anos( o prazo mais provável é daqui à 5 - 10 anos, de acordo com a revista New Scientist).
O LHC (Large Hadron Collider) pretende responder se o Big Bang realmente ocorreu e se o Bóson de Higgs, em que todo o modelo de física de partículas foi baseado, existiu. Se a Partícula de Deus (como o Bóson também é conhecido) for encontrada será a primeira prova de que o Big Bang aconteceu.
Porém, como todo experimento científico, há riscos. Um grupo de cientistas alega que a energia liberada pode formar buracos-negros tão intensos que serão capazes de engolir a Terra. A diretoria do laboratório garante que todos os avanços de segurança foram feitos.
Mas veja que irônico: US$8 bilhões gastos num experimento para descobrir se houve o Big Bang e ele pode acabar com o nosso planeta.
Por via das dúvidas, realizem os seus sonhos nos próximos 2 anos, e se você for mais otimista nos próximos 10.
Um comentário:
As chances de um black hole são pequenas... mas que dá medo, ah, isso dá! O Sheldon poderia explicar tudo do jeito dele pra acalmar (ou aterrorizar de vez) o pessoal... Hehe!
Bem vinda ao blogspot, srta Carol! Sucesso!
Daniel
Postar um comentário