quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Crise de Honduras

Era uma vez, em um país onde a maioria das pessoas nem sabia que existia ou simplesmente não tomavam conhecimento, um homem chamado Manuel Zelaya, chefe de Estado do pequeno país chamado Honduras, que estava no poder desde 2006.
O Presidente queria realizar um plebiscito para reformar a Constituição hondurenha, o que permitiria que ficasse no poder por mais tempo, tal intenção acabou com a estabilidade política que o país mantinha desde o fim da ditadura militar, no início de 1980, e dividiu as instituições hondurenhas.
Então, na noite de 28 de junho, militares entraram na casa do Presidente, e o colocaram em um avião com destino à Nicarágua. Dando início ao primeiro golpe militar na América Latina desde o fim da Guerra Fria.
Quando os líderes de Estado de outros países ficaram sabendo, imediatamente demonstraram apoio ao Presidente exilado, negando o reconhecimento do novo governo do país, encabeçado por Roberto Micheletti, que afirmou que só sairia do poder depois das eleições de 2010.
No dia 28 de setembro, Zelaya voltou clandestinamente à Honduras e se refugiou na Embaixada Brasileira, provocando uma nova crise e aumentando a pressão em cima do presidente interino Roberto Micheletti para restituir Zelaya ao seu cardo de direito.
Hoje (15/10), mais uma reunião será realizada para tentar encerrar a crise, agora é esperar pra ver.
To be continued...


Foto: G1

Nenhum comentário: